A melhor Mousse de Chocolate do mundo!


Mousse de chocolate foi uma das primeiras receitas que eu aprendi a fazer bem. Eu tinha 9 anos e o colégio onde estudava oferecia aulas de culinária de tarde. Era na verdade um projeto da mãe de uma das alunas e que também era culinarista, a Rosa (não lembro o sobrenome dela). Eram receitas fáceis para as crianças conseguirem fazer sozinhas e aprenderem a se virar na cozinha - sabemos que a cozinha ensina muito além do que apenas preparar um prato. O segundo dia de aula foi Mousse de Chocolate, cada aluno levava um dos ingredientes. Eu levei o creme de leite e o karoh, a Viviane Spaco levou o chocolate e a Carolina Soubhia levou os ovos e o açúcar... Estávamos prontas para fazer a mousse! Receita fácil e que ficou ótima!


Anos se passaram e essa foi a receita de mousse que eu levei pra vida... Inclusive em 2011 fiz um trabalho de tradução de um livro de sobremesas para uma editora e cheguei em um embate com eles sobre a escrita da palavra: mousse ou musse ?! Mousse é um doce de origem francesa e se escreve mousse praticamente no mundo inteiro, mas eles precisam seguir a Academia Brasileira de Letras que definiu que o termo em português é musse e eu deveria obedecer as regras.... Sinto muito, me recuso! Como não poderia ser diferente, pesquisei muito nessa época, foi aí que encontrei uma das minhas receitas favoritas abandonando a antiga!


A receita dessa mousse é versátil! Você pode simplesmente colocá-la em um copo criando uma bela verrine ou usá-la para rechear tortas e bolos ou até mesmo compor um entrêmet. Eu optei por chocolate 53% de origem e acho que é o equilíbrio perfeito de amargor, suavidade, doçura e textura!


Se você optar por trocar o chocolate, saiba que estará desbalanceando a receita! então se utilizar um chocolate mais amargo será necessário mais ovos e creme de leite ou se utilizar um chocolate ao leite será necessário aumentar a quantidade de chocolate da receita! Agora, se prepara pra guardar essa receita no caderninho das favoritas!



>>VEJA A RECEITA<<






25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo