FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS - Como tirar fotos melhores com o smartphone

As redes sociais foram invadidas por fotos e vídeos de comida, isso é um fato e nós amamos! O que não dá para engolir são as fotos catastróficas que algumas pessoas postam independentemente da qualidade do conteúdo. Você não precisa ser um expert em fotografia ou um food stylist para ser um pró na arte do food porn, então vamos te contar como aumentar a qualidade de suas fotos.

Separamos aqui dicas fundamentais para melhorar a qualidade das suas fotos e do nosso feed no instagram!


01. ILUMINAÇÃO


Todo fotografo profissional sabe que iluminação é a base de toda fotografia, mas você não é nenhum pro e não possui tochas de luz para montar um set ou para levar á restaurantes.

Procure levar o prato a locais de rica iluminação. Um dos melhores lugares é próximo a uma janela onde há uma fonte ampla de luz natural que ajuda a comida a parecer ainda mais natural. Simples não? Se quiser obter resultados ainda melhores você pode pedir para alguém usar a lanterna do celular como ponto de foco de iluminação em alguma parte do alimento ou use o próprio cardápio (se for claro, preferencialmente branco) como rebatedor da luz que entra pela janela.


02. PRODUÇÃO


Lembre-se que "a fotografia é um fragmento da realidade". Não adianta se preocupar apenas com o prato mas sim com o contexto como um todo.

Não coloque muitos elementos dentro do enquadramento e sim apenas alguns para compor como uma taça, um garfo, flores ou guardanapos.

Esses elementos devem ser colocados em posições secundárias onde frequentemente sofrerão algum tipo de corte ou ficarão fora de foco. Esse tipo de efeito cria a sensação de continuidade à cena.



03. RAPIDEZ




Alimentos em geral perdem seu aspecto apetitoso rapidamente, as folhas da salada murcham, o molho se espalha e seca, o sorvete derrete - nada disso é novidade. Então você precisa ser rápido para capturar a cena.

Se estiver em um restaurante (e obviamente você já pegou uma mesa próxima à janela), prepare a câmera e os elementos que irão compor a foto antes mesmo da comida ou sobremesa chegar. Limpe qualquer sujeira que esteja sobre a mesa, líquidos derramados, guardanapos sujos e amassados.


04. COMPOSIÇÃO


Se você é o chef e vai preparar o prato a ser fotografado então a conversa muda. São muitos detalhes a serem levados em consideração, mas os principais e mais fáceis de seguir são:

- Dê preferência a louças lisas e de preferência brancas;

- Nunca decore o prato com elementos que não são comestíveis, afinal quem come um ramo de alecrim ou uma pimenta inteira?

- Mantenha as bordas do prato sempre limpas, mesmo de ervas finamente picadas.

- Não coloque muita comida no prato de serviço raso, respeite as bordas. Em caso de travessas e cumbucas é importante que seja possível ver o alimento.




05 - ÂNGULO



Existem inúmeras possibilidades de ângulos e um dos piores e mais escolhidos são os de cima para baixo ou como chamamos o famoso flatlayer. Esse tipo de ângulo exige uma iluminação especial e se essa for a sua escolha, as chances de conseguir uma boa foto sem o controle da iluminação são bem baixas...


As chances de ter uma bela foto são muito maiores quando tiradas de baixo, próximas ao nível do prato ou levemente acima dele, aproximadamente em um ângulo de 40º. Isso porque você criará menos sombras e haverá menos interferências na iluminação.


06 - MACRO


Se a sua câmera ou celular possuírem essa função, aproveite. Essa é uma maneira muito efetiva de destacar diferentes elementos que compõe a cena.

São poucos os celulares que dispõem dessa função. Atualmente os que tem demonstrado melhores resultados são do iPhone 7 plus em diante e os Samsung da linha S8 em diante. Testei o de um amigo e fiquei realmente impressionada com os resultados na função retrato.

Há também lentes que podem ser acopladas aos celulares para essa função e que são pequenas e fáceis de ter sempre em mãos.



08 - APPS


Alguns aplicativos ajudam a melhorar e muito as imagens obtidas. Que o Instagram oferece filtros todo mundo sabe. Mas há muitos outros aplicativos que podem ajudar a obter um resultado ainda melhor. Uma das melhores dicas é procurar um programa que lhe possibilite o controle do balanceamento de cores. No canal de cores, adicione um pouco de magenta para aquecer a foto - só cuidado para não exagerar.

Meus favoritos são o camera 360 e o lightroom. No camera 360, além dos diversos filtros já existentes no app, a função de ajustes de cores é fácil de utilizar. Um dos elementos mais legais é a opção de foto dinâmica que o aplicativo oferece, permitindo que você adicione fumaça ao seu prato dando mais vida ao registro. Já o Lightroom é perfeito para correção de cores com um pouco mais de precisão sem precisar recorrer ao desktop. Ambos os apps estão disponíveis para Android e IOS.

A maioria das dicas é pensando em suas experiências diárias e em ambientes externos. Agora é colocar em prática e ver suas fotos publicadas recheadas de likes!


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo