O QUE É CAUCHAÇA?

Chocolate sempre foi meu fraco... desde pequena sujando o teto da cozinha da minha mãe tentando fazer bombons, afinal, eu tinha acabado de ganhar uma pequena derretedeira de chocolate para crianças e estava em êxtase. 

Alguns anos se passaram e em uma viagem de família à Ilhéus descobri as fazendas de cacau. Pude pela primeira vez tomar suco de cacau, ver como eram as plantações, descobri sobre a vassoura de bruxa, criações de cobras e todo um universo novo.


Muitos anos se passaram e então começa um burburinho no mundo gourmet sobre uma tal de cauchaça: mistura de cacau com cachaça. CAUCHAÇA! Coisa ruim não pode ser, penso eu! 

Começo a pesquisar e descubro uma empresa chamada Mais do Cacau. Com uma filosofia moderna e completamente motivados pela diversidade de usos excepcionais e praticamente inexplorados nesse mercado. Não perdi tempo, apenas a noção da hora! Comecei a bombardear o representante da empresa às 22h30 de uma Sexta-feira à noite querendo saber mais sobre o produto. Prontamente, o Amorim me respondeu e ainda fez graça: quem trabalha com Gastronomia realmente ama o que faz! Sim, isso é um fato.



No dia seguinte fui encontrá-lo e provar os produtos da marca. Sim, sim... produtos incríveis como já era de se esperar. Então, decidi fazer testes de receitas com alguns deles e o resultados foi melhor do que eu esperava, confesso!



A cauchaça foi a menina dos olhos. Infinitas possibilidades! A maior questão é: preço! Sim, sem delongas. É um produto caro pela sua exclusividade. São necessários cerca de 900 frutos maduros e perfeitos para produzir 1 litro! Compre um único cacau e saberá o preço de 900 unidades! É exclusivo, é raro e é LIMITADO! As edições envelhecidas vêm em garrafas numeradas para se ter uma ideia mais clara do nível de exclusividade que estamos falando.

Ela é produzida anualmente com a fermentação e destilação do suco integral do cacau, podendo ser envelhecido ou não em barris de madeira e enriquecendo ainda mais seu sabor único.



CAUCHAÇA ON FIRE

Esse drink é do tipo montado, ou seja, não se bate ou mistura, construímos camadas. 

Não é necessário gelar o copo com antecedência.


INGREDIENTES

- 15ml cauchaça

- 15ml ristretto

- 5ml licor de café (usei o Tia Maria)

- 5ml licor de laranja (usei Grand Marnier)

- 5ml de cauchaça


MODO DE PREPARO

Adicione na ordem listada os ingredientes em um copo aperitivo de no mínimo 50ml.

Utilize uma bailarina para manter as camadas intactas.

Com o auxílio de um mini maçarico, inicie o fogo.

A principal intenção desse drink é conseguir ter a sensação de cada uma das camadas, começando com a cauchaça, já com um teor alcoólico levemente reduzido, o toque de laranja com o café quente e finalizando com a cauchaça. É um drink simples e extremamente rápido de preparar!


Fotografia: Frederico Busch

Food Styling: Chef Ana Hirata

Assistente de Produção: Anderson Ferreira

Agradecimento: Amorim da Mais do Cacau

30 visualizações0 comentário